Doenças psiquiátricas: saiba o que são, entenda os tipos e cuidados

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), as doenças psiquiátricas são as que mais causam incapacidades no mundo. Via de regra, a depressão e o transtorno de ansiedade são os principais distúrbios que figuram nessa lista.

Em termos globais, dados da OMS afirmam que mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão. Entre a população brasileira, a situação também é preocupante, pois estudos apontam o Brasil como o país com maior índice de depressão da América Latina.

Nessa perspectiva, vamos falar sobre a importante relação entre Setembro Amarelo e cuidados com a saúde mental

Veja, então, como reduzir os impactos das doenças neuropsiquiátricas sobre a saúde, e assim, preservar o bem-estar e a qualidade de vida.

Doenças psiquiátricas.
Estudo da OMS ressalta que 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com depressão. Foto: Getty Images

O que são doenças psiquiátricas?

Em linhas gerais, as doenças psiquiátricas são consideradas uma condição de anormalidade em relação à ordem psíquica e mental, mas que também inclui um viés emocional. Nem sempre as causas desses males são claras, pois elas dependem de uma multiplicidade de fatores.

É preciso buscar formas de prevenir e de controlar as doenças neuropsiquiátricas, pois elas levam a um sofrimento que, apesar de impalpável, impacta mais a qualidade de vida e os relacionamentos pessoais de seus portadores que doenças orgânicas.

Logo, se não forem diagnosticadas e tratadas, esse tipo de enfermidade pode trazer complicações para diferentes áreas da vida. Sendo assim, é necessário minimizar os impactos que as doenças psiquiátricas podem causar à vida pessoal, afetiva, pessoal, acadêmica e profissional.

Quais as doenças psiquiátricas mais comuns?

De modo geral, esse tipo de doença atinge pessoas de diferentes idades, culturas, gêneros e classes sociais. Para melhorar a sua compreensão sobre o tema, listamos as doenças psiquiátricas mais presentes em nossa população. Confira!

Depressão

Com a Covid-19 e o distanciamento social, a mudança brusca de rotina e a necessidade de se adaptar aos protocolos sanitários afetaram consideravelmente a saúde mental das pessoas. 

Nessas circunstâncias, a diminuição do convívio social, a imposição de novos métodos de estudo e de trabalho influenciou o surgimento de doenças como a depressão.

De acordo com os resultados de um estudo realizado pela Fiocruz/Brasília, os casos de depressão e ansiedade aumentaram cerca de 90% durante a pandemia. 

Portanto, esses números sugerem a necessidade de mais atenção com a saúde emocional, a fim de reduzir os prejuízos que tais doenças provocam na vida das pessoas.

Existem vários tipos de doenças psiquiátricas e exames específicos podem detectá-las precocemente. Foto: Getty Images

Transtorno bipolar

O transtorno bipolar é uma das doenças mentais mais comuns na sociedade moderna. Em geral,  esse tipo de desajuste emocional provoca oscilações imprevisíveis no comportamento, afeta o humor e pode contribuir para desencadear crises depressivas. 

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

TOC é um transtorno psiquiátrico de ansiedade que tem como principal característica a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.

Aliás, essas crises são aliviadas com rituais próprios da doença, que podem ser confundidos com manias exageradas com limpeza ou medo excessivo de contraírem doenças. 

Consequentemente, esse comportamento compromete o equilíbrio emocional e eleva a possibilidade de desenvolvimento de outras doenças neuropsiquiátricas mais graves.

Ansiedade

Clinicamente, a ansiedade é uma doença denominada por Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Devido ao estilo de vida moderno — que deixa as pessoas cada vez mais imediatistas e aceleradas — a ansiedade é muito presente neste século. 

Geralmente, essa doença é caracterizada pela angústia e sofrimento que podem derivar de algo que ainda não aconteceu ou de uma situação já vivida.

Enquanto a ansiedade é um sentimento normal, necessário para que tenhamos uma vida plena e produtiva, no transtorno de ansiedade esse sentimento se torna paralisante, impedindo a pessoa de sair de um ciclo de frustrações sem ajuda profissional.

Pesquisas indicam que os casos de depressão e ansiedade aumentaram cerca de 90% durante a pandemia. Foto: Getty Images

Esquizofrenia

Para os profissionais da saúde, a esquizofrenia é considerada um dos transtornos psicóticos mais preocupantes. Isso porque existem diferentes graus da doença, que variam de acordo com o perfil do paciente.

Em certos casos, a esquizofrenia pode apresentar sintomas leves e permanecer sem diagnóstico. Porém, há o risco de manifestação de episódios de agressividade, violência ou outros quadros associados.

Portanto, alguns sinais podem ajudar a identificar essa situação. Os mais comuns são os distúrbios da linguagem, a falta de percepção da realidade e a desorganização do pensamento.

Doenças degenerativas

Devido ao aumento da longevidade da população, entre as doenças neuropsiquiátricas, o Alzheimer e o Parkinson merecem atenção especial. 

Geralmente, as doenças degenerativas têm relação com a idade avançada, a herança genética e com o estilo de vida. Fumantes e pessoas com hábito de beber álcool são mais propensas a esse tipo de enfermidade.

Quais as principais causas?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que muitas doenças psiquiátricas ainda não têm causas totalmente esclarecidas. Outro fator importante é que esses problemas surgem pela combinação de diferentes fatores. 

Se considerarmos a depressão, por exemplo, há uma grande influência do estresse. Uma parte das pessoas depressivas apresentam histórico de questões mal resolvidas e que, em algum momento da vida, gerou um estresse descontrolado.

No estresse ocorre um desequilíbrio hormonal de um elemento que é produzido em condições elevadas: o cortisol. Quando ele está alto o corpo se mantêm em constante estado de alerta, levando a esgotamento, que pode facilitar o início de um episódio depressivo. 

Mas e os outros distúrbios emocionais e mentais? O que mais influencia esses quadros que geram tanto desgaste e preocupação? De fato, existem alguns fatores que, se somados, contribuem para o desenvolvimento de doenças neuropsiquiátricas. Observe:

  • Herança genética e familiar;
  • Histórico de traumas e de doenças crônicas;
  • Estilo de vida;
  • Falta de atividade física;
  • Hábitos como alcoolismo e uso de drogas;
  • Conflitos familiares;
  • Dificuldade para lidar com frustração.

Quais exames detectam as doenças psiquiátricas?

Ressonância magnética é um dos exames que pode ajudar no diagnóstico de doenças psiquiátricas. Foto: Getty Images

Em geral, as doenças neuropsiquiátricas podem ser identificadas por diferentes exames. Os mais importantes são:

  • Ressonância magnética, que ajuda a identificar alterações cognitivas;
  • Exames vinculados à parte gênica PSEN1 e PSEN2 e alelo E4 da apolipoproteína são realizados como fontes alternativas do diagnóstico do Alzheimer.

Como prevenir doenças neuropsiquiátricas?

As principais formas de prevenção das doenças mentais e psíquicas são:

  • Faça exercícios físicos: eles ajudam a diminuir os impactos do estresse e da ansiedade e deixam a mente mais leve e tranquila;
  • Durma bem: a qualidade do sono é fundamental para melhorar o humor e ter um dia mais leve e tranquilo;
  • Seja leve: olhe a vida com mais leveza. Às vezes, você pode estar valorizando algo que nem tem tanto valor assim;
  • Fuja de pessoas tóxicas: evite o contato com gente negativa e que coloca você “para baixo”;
  • Invista em você: cuide de sua aparência e melhore sua autoconfiança e autoestima;
  • Fique atento e valorize os seus sentimentos: as doenças emocionais não são menos importantes ou menos reais que as doenças cardíacas, por exemplo. Cuide do seu cérebro como cuida do seu coração.

O que é Setembro Amarelo e qual a sua importância?


Pessoas com a saúde mental abalada são mais suscetíveis ao suicídio. Foto: Getty Images

Resumidamente, o Setembro Amarelo é uma importante campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, a ação foi criada em 2015 e, desde então, o mês de setembro é utilizado para divulgar mais informações sobre a saúde mental.

Assim, essa campanha é importante porque ajuda a dialogar sobre temas delicados, mas que não podem ser ignorados. Dados da Organização Pan Americana de Saúde alertam para a realidade que envolve o suicídio. Veja os números:

  • No mundo, uma em cada 100 mortes ocorre por suicído;
  • O índice é maior entre pessoas com 15 a 29 anos;
  • O suicídio é mais comum entre os homens;
  • As taxas de suicídio aumentaram na pandemia.

Como cuidar da saúde mental?

Como você percebeu, as doenças psiquiátricas podem ser prevenidas e controladas, desde que sejam diagnosticadas precocemente e tratadas.

Logo, além dos pontos aqui destacados, manter um cronograma de visitas ao médico — e check-up de rotina — é uma das formas mais seguras de manter a saúde mental em dia.

Nós, aqui do Centro de Medicina, temos vários tipos de exames para que você possa cuidar da sua saúde física, mental e emocional. 

Aproveite as facilidades do nosso agendamento virtual. Agende seu exame na Central de Marcação Online ou fale com nossos colaboradores pelo WhatsApp (21) 4002-0203.

Até a próxima!

Rate this post
Posts Relacionados

Da transmissão ao tratamento: saiba o que é HPV

Saiba tudo sobre a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo  Papilomavírus humano, popularmente conhecido como HPV, é uma infecção sexualmente transmissível que por muitas vezes pode ser silenciosa, sem causar sintomas, mas também pode provocar verrugas genitais em homens e mulheres. Poucas pessoas sabem, mas existem mais de 100 tipos de HPV e aproximadamente […]

Onde tomar vacina da gripe no Rio de Janeiro

É cada vez mais importante adotar cuidados preventivos pensando no fortalecimento da defesa imunológica. Nesse sentido, saber onde tomar a vacina de gripe no Rio de Janeiro pode ser vantajoso para cuidar melhor da saúde. Sob essa perspectiva, explicaremos a diferença entre gripe e resfriado, e quais são os sintomas mais significativos dessas doenças. Veja […]

Pesquisa

Posts Recentes