O exame toxicológico é feito a partir da extração de cerca de 3 centímetros de cabelo, rente ao couro cabeludo, ou através da raspagem de pelos corporais (perna, braço, pubiano, etc.).
Cabelos sujos, com gel, químicas como progressiva, tingimento, entre outros, podem ser coletados normalmente, já que a amostra passa por extensa descontaminação para ser analisada. O mesmo vale para exposição externa às drogas, que não afeta o resultado. As substâncias passíveis de identificação estão incorporadas no fio de cabelo/pelo.
As principais substâncias detectadas na análise capilar são maconha, ecstasy, heroína, cocaína e derivados, metanfetamina e anfetamina. O exame não identifica antidepressivos ou anabolizantes. Outras substâncias podem ser descartadas mediante apresentação de receita médica.
A janela de tempo do exame com amostra de fio de cabelo é de 90 dias. Por sua vez, na amostra de pelo corporal é de 180 dias prévios à coleta.
Atualmente o Detran exige o exame para a obtenção e renovação de carteiras de motorista categorias C, D e E. Ele também é requisitado para motoristas profissionais em momentos de contratação ou desligamento e para a realização de determinados concursos públicos.
Exames toxicológicos são realizados nas seguintes unidades do Centro de Medicina:
Rua São João Gualberto, 14 - Vila Da Penha
Rio De Janeiro / RJ
Rua Frederico Méier - 12 - Meier
Rio De Janeiro / RJ
Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes De Moraes, 516 - Jacarepaguá
Rio De Janeiro / RJ
Importante:
Agendamentos realizados perante indicação de motivo (concursos, CNH, etc.);
Verifique a cobertura do exame com seu plano de saúde;
Para o agendamento, cheque a disponibilidade do exame na unidade da sua escolha;
Caso tenha exames anteriores, apresente-os no dia.