Homocisteína: o que é e qual a importância do exame

A homocisteína é um aminoácido produzido naturalmente pelo organismo durante o metabolismo da metionina.

Níveis elevados de homocisteína são considerados um dos fatores de risco para doença cardiovascular.

Principais causas de níveis elevados de homocisteína

O aumento dos níveis de homocisteína, conhecido como hiper-homocisteinemia, pode ser influenciado por diversos fatores.

As deficiências de vitaminas B6, B12 e folato (B9) podem causar o aumento da homocisteína, pois estão associadas ao seu metabolismo. O folato é responsável pela conversão da homocisteína em metionina, enquanto a vitamina B12 e a vitamina B6 participam de reações que ajudam a degradar a homocisteína em outros compostos menos prejudiciais. Quando há deficiência dessas vitaminas, a homocisteína não é metabolizada corretamente, resultando em sua acumulação no sangue.

Algumas pessoas, ainda, tem predisposição genética para níveis elevados de homocisteína devido a mutações nos genes que codificam as enzimas envolvidas em seu metabolismo, como a enzima MTHFR (metilenotetrahidrofolato redutase).

Doenças renais crônicas também podem afetar a capacidade do corpo de metabolizar e eliminar a homocisteína adequadamente.

Homocisteína alta e riscos associados

Níveis elevados de homocisteína no sangue são considerados um fator de risco para várias condições de saúde, especialmente no que diz respeito ao sistema cardiovascular. A homocisteína alta danifica o revestimento das artérias, promovendo a formação de placas de gordura e aumentando a rigidez dos vasos sanguíneos.

Como resultado, pode ocorrer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). O acúmulo desse aminoácido está associado à aterosclerose (endurecimento e estreitamento das artérias) e à formação de coágulos, o que leva à obstrução dos vasos sanguíneos.

Para que serve o exame de homocisteína

O exame de homocisteína é utilizado principalmente para avaliar o risco de doenças cardiovasculares.

Pode ser recomendado como parte de uma investigação mais ampla para detectar fatores de risco para doenças do coração, especialmente em indivíduos que apresentam histórico familiar de doenças cardiovasculares ou que possuem outros fatores de risco, como tabagismo, hipertensão ou colesterol elevado.

Como é realizado o exame de homocisteína

O exame de homocisteína é simples e realizado através da coleta de uma amostra de sangue venoso. A amostra é analisada em laboratório, onde são medidos os níveis de homocisteína no plasma

Recomenda-se o jejum mínimo de 04 horas.

Faça seus exames no Centro de Medicina

Cuide de sua saúde e mantenha seus exames em dia. Veja a unidade do Centro de Medicina mais próxima de você.

O Centro de Medicina também é especializado em diversos exames de imagem, como ultrassonografias, tomografias e ressonâncias magnéticas. Nossos exames laboratoriais (como coleta de sangue e outros materiais biológicos) não exigem agendamento prévio, mas você pode solicitar o nosso atendimento domiciliar, nós vamos até você, sem cobrar nada a mais por isso*. Agende agora mesmo por telefone ou WhatsApp: (21) 4002-0203.

*sem taxa de visitação.

Rate this post
Posts Relacionados

Exame de Vitamina D: Para Que Serve!

A vitamina D é um pré-hormônio derivado da síntese cutânea, em resposta à exposição ao sol. O que é a Vitamina D A vitamina D é produzida através da síntese cutânea em resposta à exposição aos raios UBV. Sua forma circulante mais abundante é a 25-hidroxicolecalciferol. Sua deficiência leva à má absorção de cálcio ocasionando […]

Exame e Vacina em Casa: Conheça Nosso Atendimento Domiciliar

Pensando na comodidade e segurança de seus clientes, o Centro de Medicina oferece o Atendimento Domiciliar para que você possa cuidar da sua saúde no conforto de sua residência ou de onde estiver. O serviço pode ser marcado para qualquer endereço no Rio de Janeiro e Região Metropolitana. O atendimento domiciliar é uma modalidade de […]

Pesquisa

Posts Recentes