Prolactina: quando o exame é indicado
A prolactina é um hormônio produzido pela hipófise, uma pequena glândula localizada na base do cérebro. Uma de suas principais funções é a estimulação da produção de leite nas glândulas mamárias após o parto.
Contudo, a prolactina também exerce outras funções importantes no corpo, tanto em homens quanto em mulheres.
Efeitos da prolactina na mulher:
Na mulher, a prolactina é fundamental no processo da amamentação, quando seus níveis se elevam significativamente para promover a produção de leite.
Além disso, a prolactina ajuda a regular o ciclo menstrual, suprimindo a ovulação durante a lactação, o que é conhecido como amenorreia.
Efeitos da prolactina no homem:
Apesar da prolactina ser normalmente lembrada como um hormônio feminino, ela também exerce funções no sexo masculino, apesar de neste, seus níveis serem baixos. Valores aumentados de prolactina nos homens podem ser decorrentes de adenoma hipofisário ou um efeito colateral de alguma medicação em uso.
Valores de referência
Os valores de referência para a prolactina são:
· homens: até 18 microg/L
· mulheres não grávidas: até 29 microg/L
Prolactina alta (Hiperprolactinemia)
A hiperprolactinemia ocorre quando os níveis de prolactina estão elevados. Isso pode ser causado por diversos fatores, como:
. Tumores benignos da hipófise (prolactinoma)
. Uso de medicamentos, como antipsicóticos e antidepressivos
. Hipotireoidismo
. Estresse excessivo
. Exercício físico intenso
Os sintomas de prolactina alta variam entre homens e mulheres. Nas mulheres pode causar ciclos menstruais irregulares ou ausência de menstruação (amenorreia), secreção de leite pelas mamas (galactorreia), infertilidade e diminuição da libido.
Nos homens os principais sintomas incluem disfunção erétil, redução da libido, infertilidade e diminuição dos níveis de testosterona.
Prolactina baixa (Hipoprolactinemia)
A hipoprolactinemia é menos comum que a prolactina alta e, geralmente, está associada a condições que afetam a produção de hormônios pela hipófise.
A prolactina baixa pode causar dificuldade na produção de leite após o parto.
Os sintomas podem ser mais sutis, e a condição passa frequentemente despercebida.
Quando o exame de prolactina é recomendado
O exame de prolactina costuma ser solicitado em casos de suspeita de tumores na hipófise, alterações visuais inexplicáveis ou dores de cabeça persistentes.
Nas mulheres é indicado quando ocorrem irregularidades no ciclo menstrual, ausência de menstruação, dificuldade para engravidar ou secreção de leite pelas mamas fora do período de lactação.
Os homens também devem fazer o exame em casos de disfunção erétil, infertilidade, diminuição da libido ou baixa produção de testosterona.
Como é realizado o exame de prolactina
O exame de prolactina é realizado por meio da coleta de uma amostra de sangue, geralmente de uma veia no braço.
O procedimento é rápido e semelhante a outros exames de sangue comuns. A amostra é então analisada em laboratório para medir os níveis de prolactina.
Preparação Necessária
Para a coleta da prolactina existe a recomendação de jejum mínimo de três horas e, caso o médico tenha solicitado com repouso, o tempo ideal de repouso absoluto é de 30 minutos.
O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.
Faça seus exames no Centro de Medicina
Cuide de sua saúde e mantenha seus exames em dia. Veja a unidade do Centro de Medicina mais próxima de você.
O Centro de Medicina também é especializado em diversos exames de imagem, como ultrassonografias, tomografias e ressonâncias magnéticas. Nossos exames laboratoriais (como coleta de sangue e outros materiais biológicos) não exigem agendamento prévio, mas você pode solicitar o nosso atendimento domiciliar, nós vamos até você, sem cobrar nada a mais por isso*. Agende agora mesmo por telefone ou WhatsApp: (21) 4002-0203.
*sem taxa de visitação.